A Educacação Ambiental na Escola Municipal José Francisco da Costa. Malta/PB. Educação Ambiental na Escola José Francisco da Costa Ações e práticas.
A direção, coordenação pedagógica, professores e com a presença da família da escola demonstra sua forma de cuidar da natureza através da educação ambiental. Atividade esta que vem sendo desenvolvida com frequência com os membros da comunidade escolar.
Na aula de campo ministrada fora da escola, teve como seu principal objetivo trabalhar o nosso bioma Caatinga e suas riquezas. O enfoque foi a importância da Caatinga como um bioma extremamente brasileiro que situa-se na região do nordeste do Brasil, também conhecida como semiárido. Porém, conhecida também por ter pouca água e forte insolação. Elencaremos aqui algumas atividades trabalhadas com os alunos(as) na ocasião mostrando a importância das espécies que aqui vivem e sua importância em nossa região. Nesse território encontra-se 1.135 municípios e 27 milhões de habitantes. Foi explicado na ocasião que o nome CAATINGA se origina da língua Tupi Guarani e tem como significado mata branca.
- Forte presença de arbustos com galhos retorcidos e com raízes profundas;
- Presença de cactos e bromélias;
- Os arbustos costumam perder, quase que totalmente, as folhas em épocas de seca (propriedade usada para evitar a perda de água por evaporação);
- As folhas deste tipo de vegetação são de tamanho pequeno.
Em relação as aves mostrou-se que:
Algumas encontram-se seriamente ameaçadas de extinção devido a destruição de seu habitat, e captura para uso ornamental e mantidas presas em gaiolas. Sabe-se hoje que de dez aves capturadas apenas uma sobrevive e ainda para viver o resto da vida em cativeiro. Um dos maiores problemas da Caatinga é a falta de água. Precisamos preservá-la.
Comentários
Postar um comentário