DEMOCRACIA E DIREITO À CULTURA' FOI O TEMA QUE MARCOU O SUCESSO DA 1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA EM MALTA

 

A 1ª Conferência Municipal de Cultura em Malta foi um sucesso, realizada no último sábado (30) em Praça Pública, e teve como tema: Democracia e direito à Cultura”. O evento alcançou seu principal objetivo de estabelecer uma comunicação direta com a sociedade civil para a construção de políticas públicas na área da cultura. Além disso, proporcionou a apresentação de propostas para a população, promovendo um encontro cultural memorável.


A 1° CMC contou com uma série de atrações, incluindo exposições de livros e artes, bem como apresentações artísticas, destacando-se a Banda Sinfônica da cidade, a Quadrilha Junina Renascer e performances culturais com muito forró pé de serra, apresentado por Joãozinho do Acordeon, além da apresentação dos artistas pratas da casa Juninho Cantor e Jane Medeiros, que agitaram a galera presente. O evento atraiu um público expressivo, proporcionando uma verdadeira celebração da cultura.


As conferências de cultura desempenham um papel fundamental ao permitir que a sociedade civil e o governo avaliem e discutam as políticas culturais em todos os níveis governamentais, da união aos estados e municípios. Elas servem como um fórum para o aperfeiçoamento dessas políticas, por meio de sugestões e críticas da comunidade.


O Prefeito Igor Rosa destacou a importância deste evento como um marco significativo para o município, ressaltando que promover a cultura é fundamental para fortalecer nossa identidade e exaltar nossos talentos. Ele enfatizou que a cultura desempenha um papel crucial na construção de uma cidade vibrante e inclusiva, e que a 1ª Conferência Municipal de Cultura de Malta é um passo importante na direção certa, unindo esforços para garantir que nossa riqueza cultural seja reconhecida e celebrada.


A apresentação das propostas foi conduzida pelos palestrantes José Alcione e Luciana Brito, que enfatizaram a importância do trabalho conjunto para o desenvolvimento do Plano Municipal de Cultura e a contribuição das ideias para a conferência estadual. Os seis eixos fundamentais delineados pelo Ministério da Cultura (MinC) foram abordados.


Além das discussões sobre cultura, os participantes tiveram a oportunidade de aprender mais sobre a Lei Paulo Gustavo e conhecer o trabalho da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo no município, bem como os próximos passos a serem dados na área. A conferência também resultou na eleição de conselheiros, representando o governo municipal e a sociedade civil, que desempenharão um papel importante na Conferência Estadual de Cultura, programada para novembro deste ano.


O Secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Ranieri Rodrigues, expressou sua satisfação com o evento e destacou a importância de defender as ideias que são cruciais para Malta, colocando a cultura local como protagonista nas discussões estaduais sobre cultura e informou que o Edital da Lei Paulo Gustavo do município está previsto para ser lançado na próxima sexta-feira (06 de outubro).


A presença do Prefeito Igor Rosa, do Secretário Municipal de Cultura, Raniere Rodrigues, do Secretário de Administração, Diafrânio Fontes, da Secretária de Educação, Adalmira Marques, do Chefe de Gabinete, Kadmo Oliveira, da Coordenadora de Cultura Íris Rodrigues, dos Vereadores Milena Fontes, Eliene Almeida e Luiz do Padre, que reforçaram o compromisso com o desenvolvimento cultural de Malta.



Prefeitura Municipal de Malta: Nossa Marca é o Trabalho!
















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POLÍCIA MILITAR PRENDE ACUSADO DE REALIZAR ASSALTO A POSTO DE COMBUSTÍVEL NA CIDADE DE MALTA

SÃO JOÃO DANADO DE BOM EM MALTA ENCANTOU A TODOS COM OITO DIAS DE FESTA, FORRÓ E CULTURA NORDESTINA

AÇÃO SOCIAL EM PRAÇA PÚBLICA: PROMOVEU INTEGRAÇÃO E OFERECEU DIVERSOS SERVIÇOS À POPULAÇÃO MALTENSE