Coremas Realiza Movimento em Prol do Autismo

 


Sábado (01) foi realizado um movimento lindo, para marcar o início do mês azul, mês da conscientização do TEA em Coremas.

O primeiro evento em prol do autismo, onde diversas famílias puderam participar e as crianças tiveram seu momento de recreação.

A Organização das Nações Unidas (ONU) definiu todo 2 de abril como sendo o Dia Mundial de Conscientização do Autismo ( World Autism Awareness Day ). Este é o quarto ano do evento mundial, que pede mais atenção ao transtorno do espectro autista (nome oficial do autismo).

 

        O autismo é uma síndrome complexa e mais corriqueira do que se pensa, mais comum em crianças que AIDS, câncer e diabetes juntos. Atualmente, o número mais aceito no mundo é a estatística do CDC (Center of Deseases Control and Prevention), órgão do governo dos Estados Unidos: uma criança com autismo para cada 110. Estima-se que esse número possa chegar a 2 milhões de autistas no país.

 

        No mundo, segundo a ONU, acredita-se haver mais de 70 milhões de pessoas com autismo, afetando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem. A incidência em meninos é maior, tendo uma relação de quatro meninos para uma menina com autismo.

 

        No Brasil, é preciso alertar, sobretudo, as autoridades e governantes para a criação de políticas de saúde pública para o tratamento e diagnóstico do autismo, além de apoiar e subsidiar pesquisas na área. Somente o diagnóstico precoce, e conseqüentemente iniciar uma intervenção prematura, pode oferecer mais qualidade de vida às pessoas com autismo, para termos idéia da dimensão dessa realidade no Brasil. E mudá-la.

 

        E para comemorar a data, além do cartaz e do folder, vários prédios e monumentos importantes do Brasil e do mundo serão iluminados na azul (cor definida para o autismo), entre eles, o Cristo Redentor (no Rio de Janeiro), a Ponte Estaiada, o Monumento às Bandeiras e o Viaduto do Chá (todos em São Paulo), o prédio do Senado e o do Ministério da Saúde, em Brasília. Nos  Estados Unidos, o prédio Empire State, em Nova York e no Canadá, CN Tower, em Toronto.

 

        As instituições que cuidam de crianças autistas solicitam um gesto simples, mas significativo, por parte da população brasileira, que no dia 2 de abril as luzes das fachadas de seus prédios sejam acesas na cor azul, colaborando desta forma com o movimento em prol do autismo no Brasil e no Mundo.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POLÍCIA MILITAR PRENDE ACUSADO DE REALIZAR ASSALTO A POSTO DE COMBUSTÍVEL NA CIDADE DE MALTA

SÃO JOÃO DANADO DE BOM EM MALTA ENCANTOU A TODOS COM OITO DIAS DE FESTA, FORRÓ E CULTURA NORDESTINA

AÇÃO SOCIAL EM PRAÇA PÚBLICA: PROMOVEU INTEGRAÇÃO E OFERECEU DIVERSOS SERVIÇOS À POPULAÇÃO MALTENSE