ORGULHO DE SER NORDESTINO!
_Conhecendo o Nordeste real!_
Nos últimos dias temos testemunhado verdadeiras aberrações xenofóbicas e preconceituosas co ntra o aguerrido povo nordestino. Tais absurdos não são recentes, decorrem desde o Brasil imperialista. Entretanto, o que estes indivíduos que disparam sua metralhadora de ódio contra o povo nordestino não sabem, é que, aqui reside o povo que realmente sustenta o Brasil.
A economia da Região Nordeste já ocupa o terceiro lugar do país, atrás do Sul e Sudeste respectivamente, e que dentro de mais duas décadas ocupará o segundo lugar. Um dado importante é que a economia do Nordeste foi a que apresentou o maior crescimento nos últimos anos. Entre os anos de 2012 e 2018 o produto interno bruto cresceu 3%, mais que o triplo da média do país. Ou seja, aguardem, o Nordeste vem aí!
No Nordeste, o velho adágio que diz: “Aqui em se plantando tudo dá” de Pero Vaz de Caminha, refere-se verdadeiramente ao Nordeste. Sabe por quê? Porquê é no Nordeste que se desenvolve a agricultura da cana de açúcar, para a produção de açúcar e etanol, na Zona da Mata, região que se estende numa faixa litorânea, que vai do Rio Grande do Norte até o sul da Bahia, com destaque para os estados de Alagoas, Pernambuco e Paraíba.
Em todos os estados nordestinos predominam as culturas do milho, feijão, café, mandioca, coco, castanha de caju, banana, sisal e agave. No Nordeste Ocidental que englobam Maranhão e Piauí, é cortado por vários rios, ao longo dos quais se formam grandes planícies fluviais, aproveitadas principalmente para a cultura do arroz. E são nesses dois estados que através da correção do solo do cerrado no sul do Maranhão e sudeste do Piauí, se desenvolve a cultura da soja. Sem contar que de maneira importante além da soja, destaca-se a cultura do algodão é também desenvolvida no Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e a Paraíba, que produz um algodão naturalmente colorido.
O babaçu, encontrado no Piauí e em grande parte do território do Maranhão, é importante para a região, de sua semente se extrai um óleo utilizado na fabricação de sabão, margarina, cremes, de suas folhas se fabrica cestas, esteiras etc. A carnaúba, palmeira típica, encontrada no norte dos estados do Piauí e Maranhão, da qual tudo se aproveita, das folhas se produz a cera de carnaúba, com larga aplicação industrial.
Os parasitas xenofóbicos esquecem de um dado importantíssimo. No campo da fruticultura, tudo que se consome no País, mais precisamente 95% da produção nacional, é produzida no Nordeste. A fruticultura irrigada, beneficiada pelo clima tropical, é desenvolvida no Vale do Rio Açu, no Rio Grande do Norte, com grande produção de melão, melancia etc., e no Vale Médio do rio São Francisco, no Sertão, principalmente nas cidades de Petrolina no Pernambuco e Juazeiro na Bahia, o mercado interno e exportadas, através do aeroporto internacional de Petrolina, para diversos países.
No campo da tecnologia, o destaque vai para Campina Grande, a terra do “Maior São João do Mundo”. É na cidade de Campina Grande que tem se consolidado no mercado da tecnologia mundial. Reconhecida por especialistas da área como um polo tecnológico que mais cresce na América Latina, a cidade não apenas recebeu o primeiro computador do Nordeste brasileiro, como também tem exportado grandes ideias e talentos mundo afora.
E o Nordeste não para por aí. Na energia eólica o Nordeste também é absoluto A energia eólica no Nordeste bateu um novo recorde de geração instantânea (pico de geração), informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Em 8 de julho, as turbinas eólicas produziram 14.167 megawatts (MW), o equivalente a 123,2% da demanda na região.
Já no campo do extrativismo vegetal e mineral o Nordeste também dar um espetáculo de produção. No setor de extração, o Nordeste se destaca na produção de petróleo, e gás natural, produzidos na Bahia, Sergipe e Rio Grande do Norte, Piauí e Ceará. Na Bahia é explorado no litoral e na plataforma continental.
O sal que o Brasil consome e o gesso que sustenta a indústria da construção, você sabe de onde vem? O Rio Grande do Norte produz 95% do sal marinho consumido no Brasil. Pernambuco é responsável por 95% do total do gesso brasileiro. O Nordeste possui também jazidas de granito, pedras preciosas e semipreciosas. A mina de Itataia, em Santa Quitéria, no Ceará, possui uma das maiores reservas de urânio do mundo.
Meu Deus, já estou cansado de escrever sobre a riqueza do Nordeste e ainda não estou nem na metade. Mas vamos continuar!
Já ia esquecendo do povo baiano. De Jorge Amado, Raul Seixas, Dorival Caymmi, Luís Caldas, Caetano Veloso, Gilberto Gil, etc. A Bahia é o segundo produtor nacional de laranja e algodão do país. Com indústrias automobilísticas, aço, petróleo, rica no turismo com praias paradisíacas e muito mais. O Polo Petroquímico de Camaçari, na Bahia, tem mais de 90 empresas químicas e petroquímicas instaladas. Em Mataripe, na Bahia está instalada a refinaria de petróleo Landulpho Alves. Fortaleza constitui um centro industrial nos setores têxtil, alimentar, de calçados e de confecção de roupas.
No Nordeste tem indústria? Tem sim senhor. A Região Nordeste vive intenso processo de industrialização. O Complexo Industrial Portuário de Suape, localizado na cidade de Ipojuca, em Pernambuco, a 40 km ao sul da cidade do Recife, é um dos principais polos de investimentos do país. São mais de 120 empresas instaladas, entre elas, a Refinaria Abreu e Lima, o Estaleiro Atlântico Sul, a Petrobras Distribuidora S/A, a Shell do Brasil S/A, a Arcor do Brasil Ltda, a Bunge Alimento etc. O Polo Automotivo de Pernambuco, localizado na Mata Norte do estado, recebe a instalação da fábrica da Fiat. Ao redor do Recife, na Região Metropolitana, estão instaladas indústrias mecânicas, de papel, de produtos alimentícios, de cimento, têxtil, de material elétrico e outras.
A Rota do Vinho, no Vale do Rio São Francisco, com sete vinícolas instaladas nas cidades de Petrolina, Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande, todas em Pernambuco e Juazeiro, na Bahia, concentra um polo industrial e turístico, com toda a infraestrutura para os visitantes.
E as belezas do Nordeste. Vão ficar de fora? Claro que não.
A atividade turística do Nordeste é um fator importante para a economia da região e já ocupa o segundo lugar em todas as procuras por pacotes turísticos. A região concentra grandes áreas repletas de belezas naturais como o extenso litoral, com praias de águas quentes e cristalinas, que estão entre as mais bonitas do país, o Arquipélago de Fernando de Noronha (PE), um paraíso ecológico, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, os Cânions do São Francisco entre outros.
Na Região Nordeste estão localizadas cidades históricas, Patrimônio da Humanidade, como os centros históricos de Olinda, São Luís e Salvador. A cidade de João Pessoa guarda construções barrocas do século XVI. O centro histórico do Recife concentra um grande número de construções históricas. O teatro de Nova Jerusalém em Pernambuco, o maior teatro ao ar livre do mundo, já levou para a região mais de três milhões de pessoas.
Só pra não ser tão cansativo falando da grandeza que é o meu Nordeste. Vou encerrar falando de nosso litoral. São mais de 3 mil quilômetros de extensão, começando no Delta do Parnaíba e indo até o Recôncavo Baiano. Vou deixar só algumas para os xenofóbicos de plantão que compram pacotes turísticos divididos em doze vezes no cartão. Baía do Sancho - Fernando de Noronha. Praia do Patacho - São Miguel dos Milagres. Moreré - Ilha de Boipeba. Praia de Jericoacoara. Porto de Galinhas – Ipojuca. Praia de Pipa, Tibau do Sul. Arraial d’ Ajuda - Porto Seguro. São Miguel do Gostoso. E pra finalizar, a minha querida praia de Tambaú em João Pessoa.
Nossa como o Nordeste é lindo e rico. Já pensou que se o Nordeste fosse um País? Seria mais rico do que o próprio Brasil. Portanto, xenofóbicos de plantão, estudem muito sobre o Nordeste, daí saberão que quem sustenta o Brasil verdadeiramente é o Nordeste.
Enfim, esse é o meu Nordeste. Orgulho de ser nordestino!
Comentários
Postar um comentário